Quem somos

No ano de 1974 o Sr. Manoel dos Santos Neto, uma pessoa simples, iniciou esta comunidade.

Quem era este senhor?

Ainda jovem, e aconselhado por amigos, o Sr. Manoel veio para São José dos Campos tratar-se de uma Pneumonia. Ele era um homem de muita oração e certo dia enquanto rezava na Igreja Matriz de São José, um homem desconhecido se aproximou dele e indagou se estava doente. Ele respondeu que sim. Esta pessoa então aconselhou que se apegasse a Deus e, que pedisse a intercessão de Nossa Senhora e participasse da Congregação Mariana. Quando ficasse curado, dedicasse a sua vida à igreja.

Como tudo começou?

Oito dias depois aconteceu um fato importante em sua vida que certamente reflete até hoje no nosso movimento; estava ele rezando o terço quando em seu quarto surgiu um forte sinal figurado por uma luz azulada. Neste mesmo instante ficou muito claro em sua mente que, este sinal tinha haver com aquela estranha pessoa que o abordara na Igreja matriz. Refletindo, ele concluiu que o sinal provinha do Espírito Santo de Deus por intercessão de nossa querida Mãe, Nossa Senhora. Então, orou e interpretou com as próprias paravras: “Filho, estou contente por você ter aceitado o meu pedido." A partir daí ele se fortificou física e espiritualmente, consolidou a sua missão e definiu sua devoção à Virgem Maria

O que fazia?

O Sr. Manoel tinha o maior carinho e amor para com os necessitados, principalmente os drogados, presidiários e pessoas discriminadas pela sociedade da época. Como determinava a sua missão, os convidava para participar das reuniões e retiros espirituais, bem como os seus familiares. Com o aumento das atividades, Sr. Manoel sentiu necessidade de ajuda e reuniu alguns amigos congregados marianos e fundaram o FREM em 2 de junho para dar um sentido especial nesta nova realidade em sua vida, isto ê, trabalhar paia as famílias, dar sentido e dignidade humana a elas, confortando-as fraternalmente nos aspectos físico, moral e espiritual. E, desde então, caminhamos com Maria por Jesus para a glória de Deus Pai.

Formação Religiosa e Entrosamento Mariano

Hoje, o FREM é um movimento diocesano, sem qualquer vínculo paroquial, juridicamente constituído e sem fins lucrativos. Mantém como fundamentação pastoral o trabalho com as famílias conforme os sentidos definidos por seus fundadores. Assim sendo, trabalhamos na promoção social e espiritual das famílias necessitadas, tendo como objetivo primordial fornecer condições básicas de formação a estas através de atividades evangelizadoras e de amor ao próximo, buscando sempre os relacionamentos com Deus e o entrosamento em família. As atividades são desenvolvidas ao longo do ano e incluem: encontros familiares de casais, jovens e adolescentes, além de reuniões regulares de edificação, cursos de evangelização, complemento de catequese para as crianças e adolescente durante as reuniões, terços em família e retiros espirituais para os servos. Além dessas, promovemos a assistência material a entidades e famílias carentes através de doações e visitas; ações de autoajuda para discussão das situações do dia-a-dia que interferem na vida das famílias e prestação de serviços à comunidade em geral. A título de quantificar as nossas atividades, já realizamos ao longo deste tempo de vida 195 encontros de casais (médias de 30 casais/encontro), encontros de jovens e adolescentes (média de 60 pessoas/encontro) e encontros de servos (média 70 pessoas/encontro). As nossas atividades são semanais e são intercaladas com reuniões, terços e adoração ao Santíssimo Sacramento. As formações são permanentes e acontecem também semanalmente. Utilizamos a Casa de Retiro Monte Tabor, pertencente a nossa diocese, para nos reunir e os terços são residenciais. Anualmente promovemos, de forma especial, a campanha de coleta de Natal para as famílias carentes.

Agora ao completarmos 50 anos, o Sr. Manoel já não está entre nós, porém lá junto de Deus intercede pelo movimento, e vê o FREM lutar para manter vivo o seu sonho, através de inúmeras atividades evangelizadoras e de amor ao próximo, que procuramos ser fiéis aos princípios desse sonho.

A Família FREM, como gosta de ser chamada, em prece agradece a DEUS por esta inspiração divina, que por MARIA nossa mãe, nos permitiu ainda hoje e para sempre caminharmos na estrada de JESUS guiados por suas mãos maternas, para alcançarmos todos, o céu prometido pelo criador.

ESSA É A NOSSA HISTÓRIA

você pode fazer parte dela